Principais características do CIAC

 

 

 

Voltar

 

 

 

- Stack avançada de software para automação de data centers e computação em nuvem;


- Suporte a infraestrutura física e virtual nos âmbitos da computação, rede, armazenamento e aplicações;


- Integração completa com produtos da linha Cisco UCS para computação unificada;


- Automação nos campos de Platform as a Service (PaaS) e Infraestructure as a Service (IaaS);


- Integração com qualquer solução ou dispositivo dentro de seu data center, através de conectividade padrão ou customizada.


- Portal de auto-serviço: usuários fazem solicitações e rastreamento de serviços;


- Automatização de serviços: provisionamento e medição automatizados;


- Automatização de processos: atividades para a gestão de capacidade, de uso, de desempenho e alertas;


- Gestão de recursos: pool de recursos administrado e provisionado de acordo com a necessidade de cada serviço;


- Gestão do ciclo de vida: criação e gestão de modelos para a oferta de serviços, design da automação dos processos de provisionamento e gestão de cada serviço.

 

Componentes do CIAC - Cisco Intelligent Automation for Cloud

 

 

 

Voltar

 

 

 

A figura abaixo apresenta alguns componentes da solução Cisco Intelligent Automation for Cloud

 

 

Cisco Intelligent Automation for Cloud é formado pela integração dos seguintes componentes centrais:



- Cisco Cloud Portal
Um catálogo compreensivo de serviços que permite o desenvolvimento de ofertas de serviço e gestão de ciclo de vida. Um portal de auto-serviço que permite que usuários solicitem serviços e os monitorem, e onde politicas de gestão destes serviços podem ser desenvolvidas e aplicadas através de automação. [Imagem do Portal]


- Cisco Process Orchestrator
Uma ferramenta global de orquestração, usada para a automação de solicitações e de gestão de serviços. O núcleo de automação inclui uma ferramenta de orquestração de processos, um ambiente de desenvolvimento interativo e um módulo de analise e de relatórios. [Imagem do orchestrator]


- Cisco Process Orchestrator Adapters
Um conjunto de adaptadores que integram elementos da infraestrutura e ferramentas de gestão de TI com o Cisco Enterprise Orchestrator de modo a prover orquestração fácil e precisa de processos automatizados. Adaptadores já presentes incluem aqueles para Cisco UCS Manager, VMware, Remedy, SAP, Windows, Oracle DB, web services, terminais (para a conexão com recursos heterogêneos de rede, armazenamento e servidores), Microsoft SCOM e muitos outros.


- Cisco Server Provisioner
Um software para o provisionamento de sistemas operacionais, hypervisors e aplicações que se propõe a realizar instalações remotas, não assistidas e nativas em servidores virtuais ou físicos.

 



- Cloud Automation Pack
Um conjunto de fluxos previamente configurados tanto para as atividades comuns quanto para as complexas, incluindo tarefas de automação para VMware, para o Cisco UCS Manager, para Cisco Server Provisioner e automação de atividades core e de atividades que permeiam diversos domínios.

 

Principais funções

 

 

 

Voltar

 

 

- Interface de auto-serviço

* usuários finais podem navegar através de um catalogo de serviços e solicita-los através de um processo tão simples quanto escolher um produto em um site de e-commerce;

* usuários finais podem rastrear o status de seus pedidos, modificar pedidos que já foram finalizados e controlar o uso, o consumo e o custo dos serviços solicitados.

 


- Oferta de serviços automatizada
* processos automatizados dividem as requisições em seus subcomponentes e orquestram o provisionamento e a configuração dos recursos, como também de sistemas operacionais e de software.


* o consumo automatizado permite rastreio e integração com ferramentas de medição, de 'chargeback' e de cobrança.


* processos automatizados mantem atualizados o CMDB e outras ferramentas de gestão do sistema na medida em que alterações ocorrem. Esta integração também pode usar informação dessas ferramentas e fontes de dados sempre que apropriado.


- Automação de processos operacionais
* controle da identidade, papéis e responsabilidades dos usuários dentro do sistema, mantendo os contratantes da nuvem isolados uns dos outros de forma segura.


* os usuários podem detectar e fazer a gestão de incidentes e alertas dentro do sistema, enviar alertas e abrir chamados para o suporte.


* os usuários podem fazer uso de um console que fornece um ponto centralizado de controle e acesso aos processos automatizados;


* geração de relatórios avançados permite que todos os processos, resultados e auditorias sejam rastreados e divulgados. Prove ainda modelos previamente construídos de 'return on investiment' (ROI) e de auditoria.


* usuários finais podem rastrear todas as atividades e criar auditorias detalhadas que podem ser usadas em relatórios de conformidade.


- Gestão de recursos
* Integração com Cisco UCS Manager, VMware vCenter e demais hypervisors para o provisionamento de recursos.


* verificação de capacidade de utilização, alertas e relatórios de tendência feitos de forma automatizada oferecem gestão de capacidade de forma proativa.


* a manutenção e medição automatizadas das contas dos contratantes da nuvem simplificam as gestões de utilização e de cota.


- Gestão de ciclo de vida
* novos serviços podem ser criados usando templates previamente definidos. Criação de serviços inclui descrição do design, seleção de parâmetros, opções de cobrança, assim como fluxos de execução dos aspectos técnicos e de negocio - tudo feito usando uma GUI.


* fluxos de execução podem ser definidos para automatizar todos os passos do ciclo de vida de um serviço: provisionamento, encerramento, alteração e atualizações. Fluxos de execução são criados através de uma GUI.


* tanto definições do serviço quanto as definições da automação podem ser alterados facilmente através do ciclo de vida do serviço.

 

Benefícios e Por Que Cisco

 

 

 

Voltar

 

 

* Benefícios
- Reduzir drasticamente o tempo de provisionamento de novos serviços
- Implementar melhores praticas e reforçar o uso de politicas
- Maximizar a utilização de recursos
- Promover o uso de capital intelectual
- Criar uma nuvem adaptável
- Usar recursos existentes da infraestrutura
- Aumentar a produtividade das equipes

 

Por que Cisco?


A Cisco é líder mundial em soluções de rede que transformam o modo como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. Sua abordagem para a computação em nuvem oferece uma plataforma aberta e flexível, permitindo que os departamentos de TI desenvolvam suas estratégias do modo mais adequado a cada realidade e apoiando-os no caminho rumo à nuvem. O resultado para os clientes Cisco é maior agilidade, velocidade e eficiência, diminuindo os ciclos das atividades de TI de semanas para minutos, reduzindo custos e aumentando a satisfação dos usuários com relação aos serviços de TI.

todos os direitos reservados

Sabiá Agência Interativa